Projeto: “Conhecendo os números decimais através do soroban, o ábaco japonês”.
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos de 5° séries
Profa. Nomaiacy de Almeida Peres
O objetivo principal é o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita da notação decimal, por meio da construção e do uso do soroban, o ábaco japonês. Por ter uma estrutura similar ao sistema decimal, o soroban favorece a visualização das casas decimais e a compreensão do valor posicional dos algarismos que formam um número.
O projeto, aplicado aos alunos das 5° séries, sugere a construção de um soroban usando materiais recicláveis de uso doméstico, em seguida propõe atividades envolvendo a leitura e a representação de números decimais no soroban construído e também no soroban virtual, instalado nos computadores da sala de informática da escola. A composição de peças de diferentes valores traz inúmeras possibilidades de raciocínio aritmético e cálculo mental nas operações aritméticas que podem ser exploradas.
A opção pelo uso do soroban para introduzir os números decimais decorre da facilidade de visualização das casas decimais que esse instrumento proporciona. Além disso, sua construção envolve uma série de procedimentos de medida e operações que remetem à necessidade do uso de números fracionários ou decimais.
Soroban – nome do ábaco japonês
Ábaco – um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigo na história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e civilizações: babilônios, romanos, árabes, chineses, entre outros. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi inventado, embora haja indícios de que os babilônios já utilizavam esse instrumento desde o século III a. C.. Na China, o ábaco surgiu por volta do século XIII, com o nome suan-pan. A versão japonesa do suan-pan é o soroban, que possui um número menor de peças em cada haste.
A estrutura do soroban é muito semelhante à do sistema de numeração decimal. Cada haste vertical representa uma casa decimal. As unidades estão representadas ao centro, onde aparece o sinal (●). À esquerda, estão localizadas as casas dos múltiplos da unidade (dezena, centena, milhar, etc.). À direita, os submúltiplos ou divisões da unidade (décimos, centésimos, milésimos, etc.), conforme mostra a figura a seguir:
Fotos na sala de informática
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